Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, / e o respeitem os confins de toda a terra! Os povos governais com retidão / e guiais, em toda a terra, as nações. Que na terra se conheça o seu caminho / e a sua salvação por entre os povos.


Por isso, agradeço-te por tua abundante misericórdia. Por favor, ajude-me a estar sempre aberto a essa misericórdia reexaminando regularmente minhas decisões na vida. Dê-me humildade, querido Senhor, para sempre me arrepender e voltar para Ti quando eu me desviar. Nesse caso, o pecado contra o Espírito Santo não é apenas a falsa condenação proferida pelos escribas contra Jesus. eu quero o evangelho de hoje , o pecado deles é de obstinação.
Primeira Leitura: Is 25, 6-10a
Jesus continua abordando as críticas dos escribas, identificando sua condenação como um pecado contra o Espírito Santo. Jesus explica que todo pecado pode ser perdoado, exceto o pecado contra o Espírito Santo. Ele diz que “quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão, mas é culpado de um pecado eterno”. Na liturgia, verificamos como a paixão, morte e ressurreição é a verdadeira redenção que Cristo nos concedeu, pois, ele é a garantia de tudo o que vem de bom em nossa fé. Se cremos é por Ele e se vivemos é também por Ele.
- Mas foi agora, na plenitude dos tempos, que, uma vez por todas, ele se manifestou para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.
- 36Outros ainda sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes, as prisões.
- Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.
- Nesta festa compreendemos a filiação divina de Cristo, que veio no Natal e que precisou passar por todas as dimensões humanas, inclusive o do sofrimento no calvário.
- Quando chega alguém com a melhor das intenções e nos chama à atenção, repreende-nos, educa, forma e evangeliza, ou nos mostra alguma situação, em nossa vida, que está em contradição, nós, se temos humildade, acolhemos; mas, se somos orgulhosos, nos armamos.
Pouco antes desta passagem do Evangelho, alguns parentes de Jesus o criticaram, alegando que Jesus estava louco. Então os escribas começaram sua condenação pública de nosso Senhor. 24/01 – Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe. 23/01 – Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. A mulher com hemorragia vivia sob o signo da indiferença e preconceito pela sociedade, pois uma mulher que sangrava era considerada impura e, por ser impura, era posta à margem da sociedade. Desesperada pela cura, mas confiante que Cristo a salvaria, toma coragem, enfrenta a multidão e toca no manto de Jesus.
** O Senhor Sempre Nos Diz: “não Tenham Medo!” -enzo Bianchi - (comentário Do Evangelho-ihu-adital)
Jesus Cristo ensina a novidade do amor de Deus e expulsa tudo aquilo que aprisiona e afasta o ser humano de Deus. Que cada um de nós possa deixar ser tocado pelos ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo para sermos portadores do Amor de Deus. A figura dos magos nos indica pessoas de profunda sabedoria, atentos aos sinais de Deus na própria existência, desejosos de buscar a luz e dispostos a se converter.
- 2Fizeste crescer a alegria e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos.
- “Com prazer faço a vossa vontade, / guardo em meu coração vossa lei!
- Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus.
- Estar em “casa” com Jesus é participar de sua intimidade, de seu projeto de salvação e perceber a pobreza de um Deus que todo se dá, “Nem Jesus e nem os discípulos podiam comer”.
- Este era o jejum que faziam os fariseus e os discípulos de João Batista.
- Por favor, ajude-me a estar sempre aberto a essa misericórdia reexaminando regularmente minhas decisões na vida.